quarta-feira, 2 de abril de 2008

Cegos Desafiam os Perigos dos Esportes Radicais

Josué Leandro
Alunos da Associação Catarinense para Integração do Cego (ACIC) estão desafiando os perigos dos esportes radicais durante as aulas de Educação Física. Oprojeto iniciou no ano de 1998, quando se percebeu a necessidade de implantar atividades que fossem mais radicais, com o intuito de trabalhar a auto-estima dos alunose possibilitar a sua aprendizagem.
O programa recebeu inicialmente o nome de Atividades na Natureza. Novas parcerias foram estabelecidas. Dentre elas, destacam-se a participação do Corpode Bombeiros e o apoio de empresas que passaram a fornecer os equipamentos fundamentais para a prática dos esportes radicais.
As modalidades foram as seguintes: arvorismo, rapel, rafting, entre outras.
Irene Silveira, uma das instrutoras e organizadoras do projeto, destaca a importância que os esportes radicais exercem na vida das pessoas cegas, pois contribuempara que sejam inseridas na sociedade. De acordo com Irene, os objetivos a serem alcançados estão ligados ao relacionamento interpessoal e ao aperfeiçoamento dacoordenação motora dos alunos.
Para que todo esse trabalho seja feito, é preciso que os participantes tenham um contato com os equipamentos de segurança antes de se submeterem as atividadesdos esportes radicais.
A professora diz que o programa surgiu com as práticas do rapel na ponte de acesso à ilha, a uma altura de 25 metros. Outras provas vieram na seqüência comum grau cada vez maior em seu desafio, além do rafting e das trilhas. Irene também abordou alguns aspectos como a atenção especial dada aos idosos do grupo, semesquecer dos jovens.
Gilmar Silva Amaral, de 37 anos, diz: "sempre estive pronto para os perigos que a vida me causa, e por esta razão nunca tive medo das provas radicais doesporte".
Os coordenadores e alunos integrantes do projeto são verdadeiros competidores em um mundo dividido pelo preconceito e pela luta por uma liberdade cada vezmais real, sem ver o mundo das cores, mas sentindo os desafios de um mundo iluminado pelo esporte.

Nenhum comentário: